Como melhorar a campanha do delta de um forno de 140 ton de capacidade

No segundo semestre de 2018 a TECNOLITA foi consultada por um cliente que possui um forno elétrico a arco trifásico de 140 ton de capacidade.

Esse forno opera sem a abertura da abóbada, pois o carregamento da sucata metálica pré-aquecida é feito através de uma esteira metálica e o gusa é alimentado no forno elétrico através de uma calha de transferência.

A reclamação desse cliente dizia respeito à baixa performance do delta utilizado.

Verificamos que nosso cliente utilizava um delta, o qual era instalado dentro de um anel metálico refrigerado por água.

A campanha média do delta era da ordem de 80 corridas, o que equivalia a dizer que a cada semana era necessária a sua troca.

As interrupções operacionais para soldagem dos tubos do anel refrigerado que furavam durante operação e as sucessivas trocas dos deltas propiciavam altos índices de power off e baixa produtividade.

De posse dessas informações, elas foram encaminhadas ao Departamento de Engenharia da TECNOLITA, o qual passou a desenvolver um novo projeto que contemplasse as seguintes condições:

1- Utilização de anel metálico seco sem refrigeração por água;
2- A modificação do perfil do refratário visando uma melhor adequação ao forno elétrico;
3- A adequação da peça refratária ao modelo operacional já existente.

Após 6 meses de trabalho, acompanhamento de testes, análises e modificações no projeto original, conseguimos produzir, instalar e operar um delta o qual obteve a campanha de 655 corridas, operando por mais de 40 dias sem qualquer interrupção.

Os resultados finais desse desenvolvimento podem ser vistos no quadro abaixo: