Indústrias Químicas e Petroquímicas

Conhecida como “a indústria das indústrias” por atender os mais variados segmentos da economia, o setor químico tradicionalmente avança, em média, 25% acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

A petroquímica é parte da indústria química. Em geral, entende-se que a atividade petroquímica tem início com a produção do eteno e seus co-produtos, bem como de outros derivados da nafta ou do gás natural, de fins industriais.

A principal matéria-prima usada no setor petroquímico é a nafta, a indústria química utiliza muitas matérias-primas, orgânicas e inorgânicas. A nafta é matéria básica para uma série de produtos, que são chamados de petroquímicos, exatamente por serem feitos a partir da nafta (ou de gás natural) e, conseqüentemente, do petróleo.

A indústria química fornece matéria-prima para quase todas as outras indústrias. É difícil imaginar algum produto de consumo em que a indústria química não esteja presente de alguma forma.

A posição da indústria química brasileira no ranking da indústria química mundial em termos de faturamento líquido está entre as dez maiores do mundo.