Skip to content

Indústrias Siderúrgicas

A siderúrgica é um ramo da indústria metalúrgica dedicado à transformação do ferro.  Este mineral é transformado normalmente em forno alto através de uma instalação que o funde em uma cápsula cilíndrica por onde o combustível sólido do coque se submete a reações químicas transformando-o em ferro. 

Todos os produtos obtidos do ferro fazem parte da indústria siderúrgica, indústria que possui uma série de metais de grande valor estratégico (o volfrâmio, o níquel, o cromo e o magnésio). A partir desses metais é possível fabricar uma variedade de utensílios relacionados a todo tipo de atividade econômica, tais como a construção civil, a indústria automobilística, a indústria naval, as máquinas pesadas, etc.

De acordo com o Instituto Aço Brasil a produção brasileira de aço está em torno de 33 milhões de toneladas/ano com um número de empregos diretos em torno de 116 mil.

Fundição de Aço e Ferro Fundido

Na metalurgia, a fundição é o processo de colocar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é conhecida como peça fundida, que é tirada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo. A fundição é mais frequentemente usada para fazer peças complexas que seriam difíceis ou mais caras de se fazer por outros métodos. Os processos de fundição são conhecidos há milhares de anos, e amplamente utilizados em esculturas, especialmente em bronze, jóias em metais preciosos, armas e ferramentas.

Indústrias de Cimento e Cal

A indústria de cimento requer grandes investimentos e está sujeita a pressões de custos. No que se refere aos custos diretos, as despesas com combustíveis e energia elétrica  representam mais de 50% na formação do custo direto de produção de uma fábrica de cimento. O cimento está presente em todo o tipo de obra, das mais simples até as mais complexas, do início ao fim das mesmas e por ser um produto de baixa relação preço/peso, é bastante onerado pelo frete, na distribuição, sofrendo o impacto com os aumentos de combustível e outros derivados de petróleo. A capacidade instalada calculada do país já ultrapassa os 100 milhões de toneladas por ano.

A CAL é um dos produtos naturais mais versáteis. Começou a ser usada na pré-história, na construção de pirâmides, igrejas e principalmente habitações. Uma de suas principais funções é de aglomerante, ou seja, dá liga na massa, atuando como uma espécie de cola. No entanto, seu uso hoje é altamente diversificado, variando de segmento para segmento.

Indústrias Cerâmicas

A cerâmica é uma atividade de produção de artefatos a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida a uma secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas ao redor de 1.000ºC, que lhe atribuem rigidez e resistência, mediante a fusão de certos componentes da massa, e em alguns casos fixando os esmaltes na superfície.

Essas propriedades permitiram que a cerâmica fosse utilizada na construção de casas, vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes, na construção de urnas funerárias e até como “papel” para escrita.

A cerâmica pode ser uma atividade artística, em que são produzidos artefatos com valor estético, ou uma atividade industrial em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e engenharia.

Hoje em dia, além de sua utilização como matéria-prima constituinte de diversos instrumentos domésticos, da construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas, a cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes espaciais, justamente devido a sua durabilidade.

A Indústria Cerâmica na atualidade pode ser subdividida em setores que possuem características bastante individualizadas e com níveis de avanço tecnológico distintos.

Empresas de projetos e equipamentos

Empresas especializadas em soluções de projetos e equipamentos que precisam de nossa linha de produtos para atender seus clientes de maneira eficaz.